sexta-feira, 30 de março de 2012

O APRESSADO COME CRU - MAS SE ALIMENTA.



E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. 
Lucas 12:22

Expressão antiga da época da vovó: “O apressado come cru”. E de fato. Às vezes estamos com uma certa dose de fome, e ao sentirmos o cheiro da nossa comida predileta, não resistimos e avançamos. Porém nem sempre porque cheira é que já esteja pronto. Será que a fome é tanta que não se possa esperar ao menos uma hora? Pois bem, é assim que fazemos com nossa vida. Deus está preparando um monte de oportunidades boas pra nós, porém afoitos, afobados, ansiosos pegamos antes da hora. É bem verdade que não deixamos de comer, porém o principal a gente perde ao nos precipitarmos, o prêmio fica sem sabor. O maior barato da vida é o sabor, o prazer. Comer deve ser prazeroso.

Por isso muitos vivem sem sabor, sem prazer. Não tem como desfrutar das coisas de Deus, pois geralmente, não permitimos que ele termine a boa obra que começou em nossas vidas. Como conseqüência vem a frustração, pois o sentimento que se cria é que o problema estava na comida e então não quero mais comer. Frustração leva ao desânimo, que leva a incapacidade de reflexão saudável, que leva a tristeza profunda,  que leva a depressão. Resultado, geração de zumbis.Muitos estão abrindo mão de um novo relacionamento, de novos desafios profissionais, de novos projetos pessoais, simplesmente porque se precipitou um dia. E outros até tentaram reagir, mas caíram no mesmo erro. Estes são tomados por um sentimento de culpa fora do comum.

Veja bem não se trata de estimulo ao erro, mas quero destacar que quantas vezes nessa vida errar, e ou até mesmo no mesmo erro, este será o numero de vezes que terás que recomeçar. Se alimente de novo, porém busque o prazer, o sabor que você não conheceu. A melhor forma de vencer a precipitação é não se precipitar mais. O domínio próprio é um dom dos quais devemos buscar para desfrutar das coisas de Deus aqui na terra.

Quando vejo um cemitério, Por exemplo, em meio a tantas coisas, vejo nas lápides, nomes. Nestes nomes imagino histórias. Mas principalmente consigo ver projetos e sonhos inacabados. Perceba quantos médicos que nem sequer entraram na faculdade? Quantos Ronaldinho’s e Pelé’s que nunca entraram num campo de futebol? Quantos juizes e advogados que seguiram rumos completamente diferentes do qual dariam certo? O que quero dizer é que vejo no cemitério, muito potencial que foi descartado pelos próprios condutores. Não deixaram de viver a vida, porém não existe nada melhor do que viver bem todos os dias da nossa vida.

O ansioso não tem medo de avançar, e isso é uma boa característica. Mas, sim, tem medo de perder a oportunidade. Nem toda oportunidade é oportuna. Ter sabedoria para conduzir o que vem de Deus é resultado de um bom discernimento das coisas. Muita coisa vem camuflada com aparências do que não realmente são.

Agora, existem pessoas que ficam eternamente escravas da precipitação. Eis ai alguns “Extra-Terrestres”, sim, pois não tenho como descrever de outra forma, pessoas tão altamente "puras" e "santificadas" que literalmente pertencem a outro planeta. “Fantasminhas Camaradas”, onde nada sentem, nada fazem, por serem tão "espirituais", decretam sobre a vida de outros um julgo pesado e um fardo eterno: “assuma seu erro e conviva com ele”. Geralmente não acreditam na misericórdia, nem na graça. Pra estes só importa a lei. O ar sisudo e a voz modificada são as únicas e as melhores forma de espiritualidade, como se Deus “de mau” ficou com a alegria e a vida. Servem a um Deus que não perdoa, e nem concede outra chance. Eu chamo estes de “parceiros da morte” pois assim contribuem, para em nome de Deus escravizem as pessoas em suas precipitações da vida.

Meu desejo com esse texto é que você entenda que irás errar. Não tem jeito. Em algum momento você vai pensar que a comida esta pronta, porém ao se alimentar vai perceber que se precipitou. Digo-lhe com experiência própria, que a solução pra isso é recomeçar. Já fui criticado por viver de recomeços, porém se recomecei é porque não quis ficar morto, esperando a morte chegar. Atitudes e palavras são coisas que não voltam depois de lançada. Errar é lícito, só não convém. Sem recomeço a vida perde o seu sentido de ser. Se o seu recomeço é reconciliação, ou perdão, ou algo novo, não se importe com mais nada e nem com a opinião publica, seja dominado pelo Espírito Santo e ele cuidará do resto.

Só pra fechar nossa reflexão, quero dizer que o apressado come Cru, porém come, e tem a chance de comer algo com sabor, pois já viu que não é bom comer sem sabor. Tentou, viveu, cresceu. Mas e o atrasado? Bom esse nada come.

Esta é uma palavra pra você em nome de Jesus.

Anderson Barros






Um comentário:

  1. Sou muito ansiosa, mas pretendo nunca mais comer cru...em nome de Jesus...

    ResponderExcluir