terça-feira, 20 de março de 2012

CAFÉ AMARGO SEM AÇUCAR – Sobre Igreja Universal, Igreja Mundial, corruptos da Saúde e outros.

Começo com uma pergunta a lá Neil: “quando é que o mal nos atinge? – quando somos capazes de praticar o mesmo que nos foi feito”. Exemplo: não sou capaz de matar uma mosca, mas basta estuprar minha filha pra saber se continuarei o mesmo. Parafraseando, no entanto, eu diria que, além disso, o mal nos atinge quando o assistimos e que de tão de perto nos rodeia, não nos indignamos mais. Simplesmente aceitamos como algo normal. Pode até ser comum, porém não é normal. É bem verdade que coisas que hoje vemos sempre aconteceram, porém a geração Big Brother tem a condição de 24h, com câmeras que nos deixam bem pertinho e em alta definição se relacionar com o mal, e assim, de forma sutil, a estratégia dos últimos dias se estabelece: “Sou feio de primeira vista, mas convive comigo que de tanto me ver, irá se acostumar que até bonito vai lhe parecer”. Tem sido assim em tudo que envolve valores e princípios.   

Domingo foi dia de sentarmos diante da TV e assistirmos ao “Chico Total”. De um lado observamos os caricaturados personagens da vida real típicos empresários corruptos, onde o que é ético se torna imoral, porém aceito pela nossa conivência. Em uma reportagem especial feita pelo Fantástico mostra como funciona um esquema para fraudar licitações de saúde pública, feita entre empresas fornecedoras e funcionários públicos. É sabido de cartas marcadas para licitação por todos nós. Apenas o comentário que é feito ao que foi exposto é: “deu mole, a casa caiu!”. Portanto o mais importante atualmente na vida é não “dar mole”. O escândalo não é mais a exposição de um erro para conseqüência de humilhação, mas sim, perder negócio, perder dinheiro.

Como as coisas têm sido mais importantes do que as pessoas, do outro lado vemos de novo o ser dinheiro, que é um papel deificado, comandando a ética imoral nas ditas igrejas Universal e Mundial. Uma denuncia foi erguida por uma emissora de TV pertencente à Igreja Universal, a de que a igreja Mundial se enriqueceu as custas dos fieis, favorecendo ao seu líder com fazendas, gados e etc. É fato que nessas “igrejas-empresas” que a “ética de mercado” furou e o “Tim Tones” virou objeto de estudo e prática, porém esqueceram que esse personagem na vida real não pode ser clonado, seu egocentrismo não permite cópia. Trata-se de a-ético e imoral. Uma vez clonado aquilo que é de própria essência será a denúncia ao outro.







Dentre tantas coisas em comum, vejo que nos dois casos não há observação do principal: “vidas enfermas”. Seja do espírito ou da carne, o principal não se torna nem mesmo secundário, já que vemos uma saúde pública vergonhosa, nos equipamentos, atendimento e estrutura básica aos médicos e funcionários, e também nos deparamos com fiéis sem conhecimento bíblico, reféns da palavra ditada, voltando ao catolicismo, só que com o latim em defeituoso português, aprendendo o evangelho “em segundo Jesus”, tristes, mal resolvidos em muitas mazelas da vida.

Há quem se levante pra escrever e denunciar pela TV como o pastor Silas Malafaia (http://www.verdadegospel.com/pr-silas-comenta-a-guerra-entre-o-bispo-macedo-e-o-ap-valdemiro/ ), porém para os mais novos e não sabem do que aconteceu na década de 90, tínhamos um dos mais talentosos pregadores que já vi na vida: Caio Fabio (http://www.youtube.com/watch?v=ZgkAqv6iz_E ). Muito pode ser pesquisado a respeito, mas fato é que Caio foi o primeiro pastor a ter um programa de TV na Rede globo. É bem verdade que acontecia domingo antes do “Santa Missa em seu Lar”, porém dentre muitas coisas que acontecia na época lado a lado ao programa, havia a denuncia de enriquecimento ilícito de Edir Macedo e a igreja Universal, aonde chegou a ser preso. Caio foi comentarista pela Rede Globo, sempre no fantástico e até no Jornal Nacional, coisa que se arrependeu depois, e Silas Malafaia se juntou a Record (http://www.youtube.com/watch?v=WEmcab_jqJI )que hoje tanto condena, para em rede Nacional assistirmos a uma briga, que mesmo mais mansa, dura até hoje (http://www.youtube.com/watch?v=HAB6YCnHw7k&feature=related ). Nessa Caio infelizmente não resistiu aos fatos marcantes do contexto, pois foi exposto ao escândalo e abandonado pela igreja por sua humanidade aflorada em seus erros pessoais como adultério e suposto envolvimento político em lavagem de dinheiro, que até hoje nada foi devidamente comprovado. Lembro que na ocasião o assunto surgiu do nada e surtil o efeito desejado por Macedo. Caio teve que se calar na Rede Globo. Agora a pergunta que faço é: quem constantemente aparece na Globo?

Comparo esse café amargo e sem açúcar que estamos tomando hoje, com o fruto do Edém.

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos,
e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 
Gênesis 3:1-7

Não somente o café, porém a humanidade está amarga e sem açúcar, pois igual a Deus essa quer ser. Quando abrimos mão de sermos cuidados e conduzidos por Deus, para sermos condutores assumindo a forma de Deus, perdemos a doçura da pureza e nos tornamos amargos com as pessoas, valorizando as coisas. Não tem como sermos como Deus. A serpente utilizou a verdade, porém distorcendo. Sim de fato conhecemos o bem e o mal, mas morremos, pois não temos estrutura pra isso.

Pense nisso e seja diferente!



Um comentário:

  1. nao sei se choro,ou dou risada......QUANTO MAIOR A DEVOCAO,MENOR A EDUCACAO!!! Viva o PT
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir