sexta-feira, 21 de junho de 2013

CADÊ A IGREJA?

Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 
Romanos 8:19


Assim diz o SENHOR à nação de Israel: "Busquem-me e terão vida; 
Amós 5:4

O Livro de Amós é fantástico e retrata bem o que vem acontecendo em nossos dias, que certamente entrará para história. E eu resumiria o livro da seguinte forma: Deus direcionando a atenção as Nações vizinhas de Israel, com suas práticas erradas de cidadania, mas se mostra duro com Israel, pois uma pequena minoria se enriquecia a custa dos pobres, os pobres eram oprimidos, explorados e até escravizados. Mas acima de tudo, porque Israel como nação escolhida por Deus deveria ser referência e exemplo. E é aí, que percebo um grande princípio divino: para maiores privilégios, restam-se os piores castigos e maiores responsabilidades.
Estamos diante de uma Nação que assim como Israel, nesse tempo apostólico pós Paulo, Deus tem usado como celeiro missionário. Porém o que há de abominável por Deus tem acontecido  nesta geração, como na geração de Amós. A imparcialidade dos mais pobres, diante de uma minoria governante.
Primeiro vamos entender alguns versículos bíblicos que destaquei do Livro de Amós:
Ouçam esta palavra, vocês, vacas de Basã que estão no monte de Samaria, vocês, que oprimem os pobres e esmagam os necessitados e dizem aos senhores deles: "Tragam bebidas e vamos beber! " 
Amós 4:1
Ser como vaca de Basã, significaria ser robusto, consumir da melhor comida e bebida, enquanto presenciamos pessoas necessitadas de alimento.
Vocês estão transformando o direito em amargura e atirando a justiça ao chão, 
Amós 5:7
Transformar o Direito em amargura e atirar a justiça ao chão é o que fazemos quando não sabemos lidar com a liberdade de discernimento e juízo, quanto à melhor direção, valores e comportamentos.
Vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.
Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.
Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.
Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.
 
Amós 5:10-13
Neste trecho estamos diante da coação praticada pelos dominadores em relação aos justos, não permitindo a pratica da verdade, movimentando através do poder e influencia a massa, conforme conveniência própria. Calando a voz do povo.
Ainda quando diz ser tempo de desgraça, significa sentir-se sem solução, faltando a esperança da prática da cidadania, culminando em tristeza.
"Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades".
Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?
 

Amós 3:2-3
O auge aqui, é o principio da legalidade. O acordo é a grande questão. Quando se faz uma aliança errada, as conseqüências são desastrosas.
Onde quero chegar?
Quero construir uma ponte de Israel e todo seu contexto Sócio-Econômico, cultural e apologético, da época, para a Nação Brasileira desta geração que vivemos, que de igual forma possui suas características bastante peculiares. Vejo que é possível fazer isso, por causa dos princípios básicos que chamo de eternos, mesmo em tempos modernos. Também quero apontar aqui o papel nosso como igreja, que precisa se levantar como voz profética sem ter medo de reações e pensamentos.
No Brasil percebo a atuação do mal, e não somente do inimigo, porém dos ajudantes do inferno, de maneira orquestrada e direcionada.
Para um bom entendimento, lembremos resumidamente a história do Brasil.



Fomos colonizados de maneira brutal e desrespeitosa, como nos diz no livro “da conquista a Nova evangelização” de Leonardo Boff. Havia vida aqui! Cultura, leis, juízo, enfim uma forma de vida em sociedade, que foi simplesmente desrespeitada com a cruz. A mesma cruz que deveria levar uma mensagem de paz, harmonia e esperança. Em nome de “Deus”, levou a escravidão e abuso das mulheres e filhos. Que evangelho e conquista é essa? Que índole é essa destes que vieram governar a nação não descoberta a Europa, porém já descoberta aos habitantes da América. Para estes exilados de Portugal viverem como vacas de basã, bebendo em grandes taças, o povo local e traficado da África eram oprimidos e escravizados. 

Até que vem a “independência da republica do Brasil” em setembro de 1822. Dom Pedro as margens do Ipiranga da o primeiro grito revolucionário no Brasil: Independência ou Morte! E com lutas em toda território brasileiro habitado o objetivo foi alcançado. Porém depois de um período de reinado, Dom Pedro I indicou imperador o filho de 5 anos e deixou como tutor um dos patronos da nação, José Bonifácio. O Brasil mergulharia numa década de revoluções e turbulências, até que dom Pedro II assumisse o cargo e garantisse a estabilidade política (ao menos temporariamente) não alcançada pelo pai. A partir de 1834 sinais fortes de que a forma de governo seria modificada, com a criação das assembléias legislativas. Mas em 1847 foi declarada a lei áurea. Uma vitória a classe escravizada. Muitas lutas ocorreram, porém até se constituir o emprego remunerado em 1870 com o surgimento do partido republicano. 

Mas eis que vem um golpe militar em novembro de 1889 por Marechal Deodoro da Fonseca, finalizando o
império. Porém enumeras reclamações e revoltas surgiam nessa velha republica, onde os lideres da nação eram escolhidos pelos militares. Várias vezes o povo foi a rua para protesto e guerra: como a revolta da Armada: 1893-1894; Revolução Federalista: 1893-1895; Guerra de Canudos: 1893-1897;  Revolta da Vacina: 1904; Revolta da Chibata: 1910; Guerra do Contestado: 1912-1916; Sedição de Juazeiro: 1914; Greves Operárias: 1917-1919; Revolta dos Dezoito do Forte: 1922; Revolução Libertadora: 1923; Revolução de 1930: 1930

Em 1930 começa a era Vargas, que foi marcada pelo nacionalismo e populismo, onde dentre várias coisas, trouxe um legado de leis trabalhistas funcionais até os dias atuais e o movimento que gerou a Petrobras. A voz do povo mais uma vez foi ouvida. Porém no seu segundo mandato em 1954, havia um descontentamento do povo quanto a economia do pais e uma grande pressão por parte dos militares para sua renuncia, então no mês de agosto ele cometeu suicídio. 
Depois com João Goulart a situação do país piorou, a crise era enorme, havia manifestações políticas e sociais. Então veio o golpe militar, com suas bases de censura e controle, porém com enorme crescimento econômico. Governou neste período: CASTELO BRANCO (1964-1967); COSTA E SILVA (1967-1969); JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969); MEDICI (1969-1974); GEISEL (1974-1979) e FIGUEIREDO (1979-1985) que com o movimento das “Diretas já” caiu para o retorno da república, porem com ação do povo, assume Tancredo Neves. Daí por diante vivemos uma democracia plena de direito, onde percebo uma evolução tecnológica e estrutural, porém uma involução quanto ao ser humano e as suas lutas e valores. 

O fatos mais marcantes dessa revolução política de 1985 pra cá seria, 1986: Plano Cruzado, plano econômico para derrubar a alta inflação no Brasil. 1986: eleições para a Assembléia Nacional Constituinte. 1988: promulgada a nova Constituição do Brasil (em vigor até hoje). 1989: Fernando Collor é eleito presidente pelo voto direto. 1990: Plano Collor - nova moeda e confisco monetário para derrubar e controlar a inflação. 1992: Collor renuncia à presidência da República, após acusações de corrupção e investigação da CPI. Provocada pelo manifesto do povo em meio a denuncias. 1994: Plano Real derruba e controla a inflação. 1995: Fernando Henrique Cardoso do PSDB toma posse como presidente da República. Fica no poder por dois mandatos. 1998: Fernando Henrique é reeleito presidente. 2002: Lula do Partido dos Trabalhadores é eleito presidente do Brasil. 2006: Lula é reeleito presidente da República.  2010: Dilma Rousseff do PT é eleita para presidente do Brasil.



Hoje estamos diante de um país que em meio à nova república ainda imaturo, enfrenta um caos total. Nossa chibatada é o desemprego, e o básico para sobrevivência não é fornecido à população que paga caro em impostos para receber hospitais, transportes e todo serviço público de má qualidade. Enquanto que nisso vemos uma minoria odiando a justiça, a honestidade. Oprime o pobre na sua pobreza, enganam o povo para próprio beneficio. Oprime através da ausência de um transporte digno e barato, direcionando um trabalho escravo, onde não se tem tempo pra família e sem condições de atendimento nos hospitais, e sem a devida educação, pois quanto menos conhecimento, mas manipulável o povo se torna. A geração de Vargas não teria tolerância aos governantes atuais. O populismo que hoje vemos, é para aprisionar, e não libertar. Um exemplo clássico é a bolsa família, que ao invés de ser um auxilio para um momento de crise e investimento em capacitação profissional, se tornou o salário e sustento da miséria.
Enquanto isso a igreja ...
Bom a igreja perdeu a essência pela qual foi gerada a ser... Voz profética.... Ser Amós!
É preciso ser igreja nos princípios de base do que pensamos, em primeiro lugar. Ou seja, precisamos viver os ideais necessários para uma sociedade justa naquilo que é geral, e sermos uma referência de valores naquilo que é de cume particular. Digo isso, porque vemos uma influência desse Ser corruptível no seio da liderança evangélica, descaracterizando nosso comportamento e mensagem. As coisas não devem tomar o lugar das pessoas de tal forma, que nosso interesse é tão somente o bem estar social pessoal, e não olharmos para o que acontece ao nosso redor. Apesar de forasteiros aqui, somos embaixadores de Cristo.
O próximo passo é agir, não somente indo às ruas, mas sendo influentes de fato, diante das autoridades, construindo ações e movimentos de cidadania e ainda ações sociais importantes. Enxergar o que esta desentoando do caminho de Deus é falar em nome Dele, é ser profeta.
É preciso entender que sobre nós pesa esta responsabilidade, a de sermos referência para a sociedade e nação. Se não praticamos o bem, podendo praticar, pecamos como se o mal praticasse.
Por último, observo que em todos os níveis e instituições da sociedade temos a famosa banda podre. Banda podre na polícia, banda podre no governo, banda podre nos partidos, banda podre nos bombeiros e banda podre na igreja. O problema é quando a banda “pura” se deixa contaminar com a podre de tal forma, que já não haja banda, mas sim um todo. A pergunta que faço é: já não fazemos mais diferença?
Que tal largarmos um pouco a tecnologia e voltarmos para os livros e para as pessoas; Que tal indicarmos movimentos a favor de salários dignos a professores e policiais; Que tal acompanharmos o trabalho dos nossos parlamentares que nos representam, com aquilo que estão votando; Que tal apresentarmos Deus a nação, pois Deus nunca vem desacompanhado de seus princípios.
Essa lista pode ser enorme...
Enquanto paralisados estamos em nossas indagações pessoais, um grupo de malucos como o movimento Greenpeace se lança na frente de baleias.
Vamos as ruas, vamos mais do que as ruas... Sejamos cristo na vida das pessoas.
A luta de fato Continua!

Assista a essa mensagem ATÉ O FIM que exemplifica bem o que quero dizer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário