quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

UM COSMÉTICO CHAMADO SORRISO

  
Como entender este paradoxo bíblico?
Texto1: “A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração”.Eclesiastes 7:3
Texto2: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”.Provérbios 15:13


Será que estamos diante de uma contradição bíblica? Ou um erro de um dos autores desses textos bíblicos? Mas como, se os textos e os autores são reconhecidamente por todos os que na bíblia crê, como inspirados por Deus?

Primeiro, preciso definir que cosmético significa: “o que serve para ornamentar”. É muito bonito de se ver uma mulher bem maquiada, veja bem, quando digo bem maquiada digo no sentido de bem feito e não no sentido de exagero, pois existem pessoas sem senso de noção nenhum. Às vezes não sei se não se trata de um artista indo para o circo. Tem ornamentação facial que deturpa a imagem que tenho do que é ser humano. Existem pessoas que pensam que é possível se esconder por trás de uma maquiagem. E quando proponho o tema, Um cosmético chamado sorriso, onde percebo que todos nós em momentos ornamentamos o nosso rosto com um sorriso. Realmente nos maquiamos. Seja para impressionar, fingir, ou até mesmo de forma verdadeira. O fato é que usamos muito o sorriso em nossas vidas. Mas será que ele transmite mesmo uma real felicidade?

Bom, falemos sobre o riso.

Como expressão de alegria melhora os sistemas cardiovasculares, respiratórios, imunológicos, musculares, nervosos central e endócrinos, entre outros. Ele é utilizado para combater sérias doenças que ocasionam dores crônicas e somáticas e no tratamento de pacientes de todos os tipos em hospitais. Quando rimos, ativamos a circulação do sangue, o ritmo respiratório e, portanto, a oxigenação geral do corpo. Dentro do sistema fisiológico, o efeito do riso pode ser associado a um estímulo do corpo e um relaxamento posterior que proporciona uma sensação de gozo e alegria.  Ou seja, além de cosmético é um excelente remédio. É ótimo para a saúde.

Ora, citei pelo menos duas qualidades maravilhosas do riso. Então por que “diacho”, em Eclesiastes o seu efeito benéfico é inferior perante a tristeza?

A minha resposta está direcionada ao foco do texto: o coração. Não o coração músculo, mas o coração mente, raiz de todos os sentimentos mais profundos, e que determina o ritmo, não apenas da batida do músculo, mas o ritmo de nossas vidas. 

A alegria (não confunda com felicidade), trabalha em grande maioria de vezes, com tudo que é externo e físico, mas a tristeza também em grande maioria de vezes trabalha com tudo que é interno e metafísico. Diante da alegria somos dominados pela emoção e o êxtase, já diante da tristeza, se é dominado pela razão, pensamento, e o principal pra mim, a Metanóia (mudança de mente). Para o coração, a tristeza é melhor, por causa das mudanças profundas que podem acontecer.

Vejamos, a tristeza é bom para o coração, porque é um sentimento passageiro, assim como a alegria, mas age diante de uma direção saudável e importante, pois ajuda na elaboração das perdas ou dos sofrimentos ocasionais, permitindo uma reorganização interna, cura interior, necessária para a superação da situação enfrentada. Seja por qual motivo, a tristeza faz com que a pessoa se sinta profundamente dependente. Sensível a uma auto-análise. Isso é responsabilidade a si. A independência, às vezes desperta uma tendência a ser leviano com si.
No meu trabalho, estou resolvendo o problema de uma empresa cliente, onde no inicio pensávamos que teríamos apenas alguns desafios fiscais para serem levantados e resolvidos. Mas partir do momento que fomos nos aprofundando nos negócios da empresa, na sua história, origem do problema, e se relacionando, estou diante de desafios multiplicados. Esse é o efeito da tristeza, no âmbito positivo, ela gera relacionamento com o problema. É sabido pessoal, que não há cura sem relacionamento.
Mas é obvio que leviano também eu seria se não despertasse para o grande perigo da tristeza, que é quando, muito prolongada, sem motivos concretos, pode ocasionar depressão. A tristeza não pode influenciar no funcionamento normal do cotidiano de uma pessoa. Ela não pode deixar de ser aquilo a qual ela existe, uma parada necessária para reflexão.
Quanto ao rosto triste, demonstra o momento dessa reclusão, desse confronto e conflito, um momento de crise. E eu sempre digo que possuir uma crise é muito bom, pois crise significa: “critica”. Não viver em crise, mas possuir crises e resolve-las, faz parte da humanidade. E falando em criticar, percebo que criticar os outros, cá entre nós, é muito fácil. Fazemos de forma natural e com uma habilidade impressionante. Mas duro mesmo é criticar-se a si próprio. É ser mais profundo (palavra mais do que redundante neste texto. Mas não tenho outra) que Davi que pediu pra Deus ver se havia algo dentro dele que não era bom, mas chegar diante do espelho (aquele que só fala a verdade), e dizer: “... Vê se há em mim algum caminho mal...” Porém não existe nada mais necessário do que isso. Se outro erra geralmente já pensamos na condenação, mas se somos nós certamente sempre merecemos o perdão.
Diante de um rosto alegre, no entanto, geralmente, temos a falsa impressão que a vida não requer desafios, que nenhuma mudança precisa ser gerada, e principalmente que na companhia dela, nada poderá nos atingir. Geralmente!... O perigo da inatingibilidade é terrível. Somos atingidos quando adotamo-la.
O curioso é que o texto de Provérbios não contradiz em momento algum o texto de Eclesiastes, mas ao contrário, completa. O coração precisa ser alegre, e não dolorido. Ora, o coração alegre é o coração sem peso, sem pecado, sem condenação, puro, santo, amável, um coração transformado. Mesmo que a tristeza tenha atingido o rosto por vários momentos da vida, ela provocou alegria no coração diante das mudanças que tais reflexões e auto-análises provocaram. Um coração pedra sem mudança para o de carne, fica dolorido e não sobrevive a esses dias. É preciso renovar o coração.
Nisso o rosto não fica com apenas um sorriso. Quantas pessoas sorriem, mas o coração esta cheio de dor, de mágoa, aflição, ódio, repúdio. Essa pessoa usa o sorriso. Às vezes é até mesmo abusado de tão usado. O sorriso se torna o alvo, e não um resultado. Superficial se estabelece. Mas, o rosto fica belo, formoso diante de um coração transformado. O sorriso não pode ser um Cosmético, uma maquiagem, mas deve de fato, ser resultado da mais real felicidade que somente Deus pode provocar. A paz que não se entende, que excede todo entendimento no coração e na alma.
O que passo pra vocês neste texto é que sorriam bastante, sem moderação, mas não desprezem o momento de triste e de perdas, pelo contrário, quando acontece,  valorize! Pois é oportunidade proporcionada por Deus para crescer e sermos  verdadeiramente felizes. Porque? Bom você conhece alguém que conheça mais das necessidades humana do que o próprio Deus?  Sejamos intensos e profundos, e saíamos da superfície.
Encerro com um trecho lindíssimo da música de Cassiane: “Ta sofrendo louve, ta chorando louve, não importa louve, seu louvor invade os céus...”.

Viva a alegria! Viva a tristeza!


Um comentário:

  1. É pastor não tem como se esconder por trás do sorriso. Aff como faço isso!

    ResponderExcluir