quinta-feira, 14 de julho de 2016

SEDUZIDO PELA FUTILIDADE - UM SOBREVIVENTE



Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Eclesiastes 1:2

Esse texto nos direciona a pensar que o resumo da vida é a vaidade. Ou seja, tudo que conhecemos e fazemos se resulta na qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória, a futilidade.

Tudo, absolutamente tudo, que aspiramos, executamos e nos empenhamos é fútil. Nossa correria com estudo, nossa dedicação no trabalho, nossas ações e atitudes. Andamos desatentos e envolvidos pela sedução da futilidade, do vazio e do nada. Aquilo que achamos importante e ou urgente, na verdade em grande parte nem secundário se encaixa. Nossa visão de felicidade é pequena e egoísta. Somos facilmente seduzidos pela futilidade.

A futilidade nos torna incapaz de fazer boas escolhas. Incompetentes de análise crítica, e de observar o que mais importa nessa vida. A vaidade é o reflexo da futilidade. Assim somos e escolhemos viver, pois é confortável que seja assim. Viver acima da futilidade e da mediocridade dá trabalho, traz responsabilidade ao usar bem a consciência e sabedoria que ao pedirmos a Deus, temos. Isso faz com que o individuo pense, se pensar será necessário tratar, pois pensar dói. O ser humano não gosta da dor, da realidade, de encarar de fato, os fatos.

Encarar os fatos, observar ao redor, verificar o que é a vida. Passageira, frágil, mas bonita nos seus mínimos detalhes, faz com que tenhamos sentido a essa existência.
Ficar internado em um hospital, sendo preparado para mesa cirúrgica, sem duvidas foi até hoje, a maior experiência que já vivi. E vivo, hoje estou, pra relatar, que somente quando nos aproximamos da morte é que entendemos a futilidade e ao mesmo tempo o valor da vida. Observar nossa limitação, nos torna ilimitado. Não há limites!
Limitamo-nos todos os dias de sorrir, de reverenciar a vida, de executar algo bom, de tentar um projeto ousado, de falar, viver e fazer. Quando entendemos que a vida passa numa sucção do que antes foi sopro. Sopro de Deus. Algum sentido deve haver pra nossa existência.

Hoje a pergunta que faço ao ver um jovem da minha idade morrer pelo mesmo mal que ali fui me tratar, ao ver o cuidado no sustento em todos os detalhes, na rapidez do diagnostico de câncer e em apenas dois meses passar por uma intervenção cirúrgica, pelo fato de ter recebido o melhor atendimento médico que um ser humano poderia ter, observando o atual cenário politico e econômico do país, em ver Deus no controle de absolutamente tudo, pergunto: Por que o Senhor me livrou da morte? Sim, porque geralmente questionamos e o culpamos quando Ele leva....logo gritamos, choramos, nos revoltamos. Alguns morrem com aqueles pelo qual vivem o luto. Pra muitos a morte chegou antes da morte de fato chegar. O grito da mãe do jovem que vi seu corpo passar pelos corredores do hospital era: “por que Deus? Porque não eu? Levava a mim!!” angustia e pavor. Mas cito isso, pois considero interessante que não fazemos com a mesma intensidade: “por que Deus eu voltei? Por que não foi ele quem voltou? Levava a mim!”.  Até mesmo nossa gratidão é fútil. Interessante de tudo isso é que eu sabia que ia sobreviver. Não tive angustia pela morte em nenhum momento pré-operatório. Nem mesmo no dia em que descobri a doença. O sentimento era nítido que não vinha para a morte. Mas me angustiei demais, muito mesmo e até hoje após duas semanas da minha cirurgia....que foi muito complicada, a expectativa era de duas horas e levaram cinco horas e meia pra retirar um tumor juntamente com um pedaço do meu intestino, pois estava maior do que esperado... a angústia que senti era exatamente essa pergunta: porque eu vou voltar desta mesa cirúrgica? Na minha trajetória decepcionei muitos, fiz escolhas erradas, me frustrei e muito pequei, nem mesmo ministério mais, almejei. Voltar pra quê? Pra ter uma vida fútil pensando no meu próprio umbigo? Para apenas ser um pai e marido melhor, como muitos dizem que é pra que serve esta experiência. Para apenas ser alertado de que precisamos sempre redobrar a atenção com o que comemos, vivemos e saúde? Ora, mas isso serviria para o jovem que se foi também. Ou será que Deus tem filhos prediletos? Ou será que Ele faz acepção de pessoas?

Não amigos, entendi que a vida é restritamente individual. E recebemos uma senha para chamada eterna. Estamos numa fila onde o desejo é sempre ser o ultimo. Mas não tem jeito, um dia iremos. Porém nossa passagem aqui é para que sejamos embaixadores do evangelho, vivenciarmos o amor no mais alto escalão, aproveitar a vida não apenas pra si e para os seus, mas para todos, ser útil ao invés de fútil, viver a essência do evangelho que é fazer com que nossa passagem seja absurdamente relevante a ponto de deixarmos legados e vivermos mesmo que uma mesa cirúrgica nos leve.
Que tudo que é fútil, ou seja, viver. Se torne mais útil e menos “eu”.

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10

Agradeço a Deus por eu ter voltado, e pergunto indignado, pois digno não sou, Por que e Para que voltei... Usa-me, por favor e dê sentido a tudo isso!

Quero chegar lá na frente e poder olhar pra traz e dizer: aquela não foi minha hora, pois ao olhar pra mim mesmo neste momento, não apenas me tornei um ser humano melhor, e não apenas valorizei cada segundo a mim destinado, mas amei e ajudei a outros a se tornarem melhores.

Ainda não acabou!

Anderson Barros, um sobrevivente.

ÉS O DONO DOS MEUS DIAS

22 comentários:

  1. Tio sábias palavras somos fúteis e só olhamos para nosso umbigo. Mesmo firme na fé ainda sou fútil e egoísta não acredito na morte da minha mãe mesmo tendo passado, sentindo, visto, tudo naquele momento des de pequena aprendi que não devemos questionar as vontades de Deus mas me ponho no lugar daquela mãe que em desespero questionou a Deus!!Pesso a Deus que mude e molde o meu coração para aceitar tudo isso esse mal que aflinge nossa família. A Paz tio que o senhor nos abençoe

    ResponderExcluir
  2. Deus esta te tratando e moldando Ellen....no momento certo agirá. Vocè é filha de um mito, e isso não é fácil mesmo. Mas Deus cuidará de nós.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido irmão. Estou muito feliz em vê-lo bem. Certas coisas que Deus nos permite passar, ainda não sendo merecedores, são exatamente para entendermos certos aspectos da vida e poder colocar nossa visão espiritual mais em foco. Entender a futilidade da vida não é para muitos, pois esse enredo nem sempre é compreendido. Com certeza, Deus tem um objetivo com tudo isso. E o fato de tudo que ele proporcionou, te fez enxergar melhor, mudar o foco e o entendimento das coisas, Ele vai saber muito bem como usar isso em você. Seu texto me tocou profundamente, pois meu anseio em melhor servir é perseguido a muito tempo, e temos que matar um leão por dia para sermos servos fieis. Eu tenho aprendido a deixar Deus trabalhar, sozinho, porque ele não precisa da minha ajuda, e sempre que quis dar uma mãozinha, estraguei tudo. Que Deus continue te abençoando e te usando. Conte com minhas orações. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é filho uma das características do ser humano e a maior é a sua limitação. que haja o entendimento em todos que observarem esse texto. Deus cuidará de ti, pois o que precisamos é isso, um dia por vez, repensar e agir. Fique na paz amigo.

      Excluir
  4. Muito forte PR. Resumo esse texto ( na minha opinião, a qual ninguém é obrigado a concordar rsrs) "CHOQUE DE REALIDADE" Daria um filme RS!!! Louvo a Deus por ter podido viver isso tudo de perto e ser prova do agir DELE. Vcs são especiais são PRECIOSOS pra DEUS e pra nós! Um dia por vez✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é benção vivi....o mais importante é que não venhamos a ficar distraídos com as futilidades do dia a dia. Deus te abençoe muito

      Excluir
    2. Você é benção vivi....o mais importante é que não venhamos a ficar distraídos com as futilidades do dia a dia. Deus te abençoe muito

      Excluir
  5. Anderson, que bom ler este texto pela manhã e já tentar começar o dia colocando seus conselhos em prática. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja um direcionamento para seus dias, pois estes não te pertencem...Ele é o dono dos seus dias.

      Excluir
  6. Anderson, que bom ler este texto pela manhã e já tentar começar o dia colocando seus conselhos em prática. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Como eu pude aprender! Tu nem imaginas Andersen! São sábias essas palavras. De um homem de fé eu tenho certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Rute... você cuida de uma preciosidade e sabe bem o que é mais importante nessa vida

      Excluir
  8. Anderson, que bom ler este texto pela manhã e já tentar começar o dia colocando seus conselhos em prática. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Amém meu pastor... Mas uma vez Deus usará o milagre Dele na sua vida p/ alcançar a vida e muitos.. Deus não faz acepção de pessoas, mas todos nós temos uma missão é um tempo pre-determinado p/ cumpri-la. Paulo,quando diz em 2 Timóteo 4:7 "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" Ele tinha convicção de Q sua estadia aqui se findara por tudo o Q já tinha feito. A convicção em seu coração é PQ ainda à o Q fazer, existem muitas pessoas Q vão ser atingidas pelo seu testemunho. C ganhou mais uma arma contra as afrontas de Satanás... Seu história será mais uma ferramenta nas mãos de Deus p/ salvar vidas meu amigo... Glora a Deys pela sua vida. Ainda não completaste tua carreira, ainda não é o momento de guardar a fé, a combate só está começando..

    ResponderExcluir
  11. Obrigado meu filhao...recebo isso com muita responsabilidade e entendo de igual forma. Que eu tenha habilidade de compreender o que Deus quer...aprendi ainda mais, que é preciso viver um dia por vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!.. aprendemos muito com tudo isso.. Glória a Deus!!!. Um grande abraço e sdd meu amigo... Um dia eu consigo aparecer aí...

      Excluir
    2. Amém!!!.. aprendemos muito com tudo isso.. Glória a Deus!!!. Um grande abraço e sdd meu amigo... Um dia eu consigo aparecer aí...

      Excluir
  12. Ola meu irmão,como nós seres humanos somos fútil tudo isso pelo apego as coisas desse mundo.Hoje estou com meu pai com demência de corpos de lewy e passo o tempo todo cuidando dele e com isso eu pode fazer uma reflexão de que a nossa vida depende unicamente de DEUS.Deus apenas nos deu tudo aqui para administrarmos e na hora que ELE quiser ELE a toma.Falo isso meu irmão poque eu tinha um apego desesperador ao meus filhos e até ficar doente por medo em perde-los. DEUS tem falado ao meu coração e eu com isso venho a entender tudo que tenho apenas tenho que administrar bem.E procurar fazer a vontade do pai em amar uns aos outros,em ajudar e cumprir o que o Espirito Santo nos ordenar. Que DEUS continue te abençoando com palavras tão sabias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade dependemos apenas de Deus. Aproveitemos cada momento único de nossas vidas e faça desse tempo com seu pai o mais frutífero possível. Fique na paz

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir