quinta-feira, 2 de maio de 2013

Decepcionado com o amigo chamado: Eu mesmo





O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. 
Salmos 55:4

Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.

Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. 
Salmos 55:12-14




O grande problema que enfrentamos é a fantasia que criamos, onde os que conosco convivem possuem a essência da perfeição. "Não há nunca um amor perfeito, sem tortura e sem cuidados. Amar é simplesmente ter Deus no peito outra vez crucificado". Só se decepciona quando se espera algo de alguém.

Esperança é lançar o coração em algo ou alguém, ora, porque existe essa tal necessidade?

Quando fomos criados, a essência da segurança foi gerada em nós. Porém quando se originou o pecado, o que posso dizer é que juntamente com a inocência perdemos o nosso porto seguro, nosso alicerce. Por isso somos e nos sentimos inseguros. Precisamos sempre de uma palavra de conforto quando perdemos alguém ou alguma coisa, de uma palavra de incentivo quando nos sentimos fragilizados diante de um possível fracasso.

Fracasso é um dos itens do topo da lista de medo da nossa geração. Sentir que uma postura ou uma decisão pode levar a direção contrária do que originou a busca, provoca angustia e paralisia. Mas veja bem, tentar é preciso...viver é preciso! viver é não ter medo da decepção.

A principal decepção que temos geralmente é com o amigo chamado: Eu mesmo. Não acreditamos que o que nos levou a certos "fracassos" mesmo que momentâneos, foi a nossa própria postura. Postura essa que condenamos no discurso, mas como costumo dizer, o nosso mundo é feito da difícil convivência entre o ideal e o real. O Ideal é que nosso discurso seja fruto de uma postura e vice versa, porém nem sempre isso é possível. E o real percebemos que não somos tudo aquilo que imaginamos ser.

Digo isso pois nossa primeira decepção e frustração acaba sendo com o espelho, e por isso olhamos para com alguns pelo qual as vezes convivemos que foi fruto desse momento de falha e decisória e lançamos sobre estes a ira da nossa auto decepção. O resultado é sempre desastroso, demolidor. A Decepção de por ter se lançado numa prisão relacional é definhadora, dói o coração. O coração dolorido destrói a obra prima de Deus. E é imediato. O abatimento é inevitável.

A Decepção vem portanto primeiramente em confiarmos no nosso "taco", em nós mesmos. Também percebe-se como cortante da "corda do sonho" - que é como se estivesse localizado num balão de gás, e que a unica coisa que sustentava em nossa mão fora desfeita, e vemos o sonho subindo de tal forma que não conseguimos alcançar, assim existem muitos estremecidos nas suas relações. Pais que entregaram seus sonhos nos seus filhos, esposas que entregaram seus sonhos nos seus maridos, e amigos que entregaram sua vida a outros amigos e assim vai. Por decepção se mata e morre.




A Palavra que quero deixar é que é possível não se decepcionar, basta apenas suprir tal necessidade naquele que é perfeito. Não espere do ser humano, aquilo que nenhum é capaz de lhe dar. Segurança e esperança, encontramos apenas em Jesus. Coisas boas recebemos dos homens, mas o homem é capaz de trair, machucar, surpreender negativamente, mentir, enfim...pecar. Espere do pecador pecado, e procure ser agente de milagre e perdão. Fomos chamados para sermos ministro da reconciliação, portanto sejamos.

Que possamos esperar em Deus...e tão somente Nele. Deus nunca falha e nem decepciona. Sempre tem uma palavra de vida, e sempre esta disposto a transformar situações e decisões, de um mal aparente em benção eterna.

Faça isso para honra e Glória do Senhor!


Anderson Barros