sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TRIBUTO AS VÍTIMAS DO RIO 25/01/12 - já tinha postado no face


Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
Salmos 121:1. É interessante que sempre olhamos pra algum lugar. É preciso. Sempre é preciso. Principalmente quando pra onde habitualmente olhamos parece não fazer mais sentido. O monte é um lugar mais alto que nós. Está em maior destaque. Os montes eram cheios de estatuas imponentes de Baal (deus feito por mãos humanas). Quando olhavam para os montes viam Baal. Hoje existem vários Baal’s, se vê a fama; vê-se o trabalho; o Curso; a casa; o carro; o emprego estabilizado; o ministério; o conforto; o marido; a esposa o filho... Enfim, coisas e pessoas que se espera muito. Tanto se espera, que se tornam nossa segurança, nosso prédio. Precisamos ver, precisamos tocar. Tudo que vira pó, ao pó retorna. Tudo que é vulnerável. Colocamos esses pilares, princípios e coisas e pessoas, acima de nós mesmos e lhe atribuímos o poder sobre nossas vidas...Até que perguntamos: “... de onde me vem o socorro?...” ou, e agora, onde esta minha segurança? Refletimos em crise: Ora o meu socorro não pode vir daquilo que a ferrugem corroí e a traça destrói; nem daquilo que tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve e tem boca, mas não fala; nem daquilo que é gerado pela mão humana e nem mesmo o que é criado pelo próprio Deus. Bom quando bate essa crise é hora de olhar mais alto acima dos montes e após perceber, declarar: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”.Salmos 121:2. Coisas e pessoas não podem fazer o que somente Deus pode fazer: penetrar no mais profundo da alma e curar, satisfazer e consolar a todos os que choram. O que podemos fazer é “... dar a todos os que choram em Sião (Rio de Janeiro) uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração”. Isaías 61:3-4. Haverá o tempo de luto, mas quando olhamos para o Deus do socorro que esta acima de tudo e todos, os verdadeiros escombros são restaurados. Todos viemos, e todos iremos, mas enquanto estamos, que sejamos plantados pelo Senhor. Que o Deus de toda Glória seja o socorro bem presente nessa hora de angustia, nos corações das famílias em luto na nossa cidade.

MEUS DESTAQUES DA SEMANA

 “...O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. ..” Isaías 61:1-3


DESUMANIZAÇÃO DO SER EM SOCIEDADE

Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. Salmos 37:8

Existe uma dificuldade enorme da sociedade de agir conforme a vontade de Deus, pois Ele foi esquecido pela mesma. Para a sociedade desta geração simplesmente estamos sozinhos. Não há regras, não há leis, não há Deus. Essa nada mais é do que a estratégia Satânica de denegrir a  imagem e semelhança de Deus. A única maneira de o inferno tentar entristecer a Deus, é atingir a sua criação, diminuindo sua obra prima. Estou muito triste com a onda de protestos que acontecem no Egito desde quarta feira e principalmente por causa do episódio que provocou essa onda.
Cerca de 10.000 manifestantes, entre eles torcedores de futebol, saíram às ruas do Cairo nesta quinta-feira em um protesto contra a morte de 79 pessoas no estádio de Port Said, um dia antes, e a negligência da  polícia durante a tragédia. Segundo o subsecretário do Ministério da Saúde do Egito, Hesham Sheiha, mais de 400 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre torcedores do time de futebol Al Ahly e integrantes das forças de segurança, e duas pessoas foram mortas somente no protesto.
Nisso lamento que até mesmo num jogo de Futebol, onde a proposta é de distração e divertimento, o ser humano é capaz de se reduzir aos seus estímulos mais pecaminosos instituídos pela brecha do Édem, utilizando a política para mover pessoas.
       Oremos pelas famílias das vítimas e pelo Egito, porém sabemos que quanto mais distantes de Deus estivermos, menos dele seremos e teremos;
            Amo o Senhor profundamente, já a sua criação, preciso renovar a cada dia esse amor. Pois devo entender que enquanto se respira, sempre existirá pessoas prontas para voltar ao projeto inicial.

DESUMANIZAÇÃO DO SER EM FAMÍLIA

Sempre me falam que sou muito corajoso em ter filho neste mundo atual. Um mundo de famílias de um indivíduo só. Onde a maldade prospera e a iniqüidade só aumenta. Onde a base de todos está rachada e insegura. Alguns falam até que se trata de um crime isso, pois hoje nascemos para sofrer.
Nesta madrugada de sexta feira, O empresário Djalma Brugnara Veloso, de 49 anos, suspeito de matar a procuradora Ana Alice Moreira de Melo, de 35 anos, foi encontrado morto em um motel na cidade de Belo Horizonte. Veloso era ex-marido de Ana Alice e ela já o havia denunciado à polícia por violência doméstica. A procuradora teria sido surpreendida por volta das 4 horas por Djalma na casa onde ela morava com os dois filhos de 3 e 6 anos em um condomínio de luxo.
Típica situação onde vemos que o dinheiro (deus central do coração de muitos) não traz a intenção de promover satisfação pra alma. Ninguém sonha em casar pra viver uma tragédia dessas. Só se for louco! Porém muitos vivem e não chegam as vias de fato. A situação é que onde estiver o seu tesouro ali estará o seu coração. Se Deus fosse o tesouro maior das famílias da terra, não haveria uma tragédia desse tipo.
Respondendo as indagações acima quanto a minha postura de ser pai em dias atuais, só tenho a declarar que “Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.” Eclesiastes 2:5
Entendo que toda semente tem um contrato. Uma semente de maçã depois de plantada, só poderá colher-se maçã e não abacaxi. Minha filha e minha família são para mim como um jardim, onde rego e lanço todos os tipos de sementes de Deus. Minha filha e minha família foram lançadas pra fazer a diferença.
As perguntas que deixo aqui para reflexão nesta sexta feira:
Até que ponto o mal não me atingiu?
Até que ponto sou plantado pelo Senhor, para sua Glória?

Bom dia!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

UM COSMÉTICO CHAMADO SORRISO

  
Como entender este paradoxo bíblico?
Texto1: “A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração”.Eclesiastes 7:3
Texto2: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”.Provérbios 15:13


Será que estamos diante de uma contradição bíblica? Ou um erro de um dos autores desses textos bíblicos? Mas como, se os textos e os autores são reconhecidamente por todos os que na bíblia crê, como inspirados por Deus?

Primeiro, preciso definir que cosmético significa: “o que serve para ornamentar”. É muito bonito de se ver uma mulher bem maquiada, veja bem, quando digo bem maquiada digo no sentido de bem feito e não no sentido de exagero, pois existem pessoas sem senso de noção nenhum. Às vezes não sei se não se trata de um artista indo para o circo. Tem ornamentação facial que deturpa a imagem que tenho do que é ser humano. Existem pessoas que pensam que é possível se esconder por trás de uma maquiagem. E quando proponho o tema, Um cosmético chamado sorriso, onde percebo que todos nós em momentos ornamentamos o nosso rosto com um sorriso. Realmente nos maquiamos. Seja para impressionar, fingir, ou até mesmo de forma verdadeira. O fato é que usamos muito o sorriso em nossas vidas. Mas será que ele transmite mesmo uma real felicidade?

Bom, falemos sobre o riso.

Como expressão de alegria melhora os sistemas cardiovasculares, respiratórios, imunológicos, musculares, nervosos central e endócrinos, entre outros. Ele é utilizado para combater sérias doenças que ocasionam dores crônicas e somáticas e no tratamento de pacientes de todos os tipos em hospitais. Quando rimos, ativamos a circulação do sangue, o ritmo respiratório e, portanto, a oxigenação geral do corpo. Dentro do sistema fisiológico, o efeito do riso pode ser associado a um estímulo do corpo e um relaxamento posterior que proporciona uma sensação de gozo e alegria.  Ou seja, além de cosmético é um excelente remédio. É ótimo para a saúde.

Ora, citei pelo menos duas qualidades maravilhosas do riso. Então por que “diacho”, em Eclesiastes o seu efeito benéfico é inferior perante a tristeza?

A minha resposta está direcionada ao foco do texto: o coração. Não o coração músculo, mas o coração mente, raiz de todos os sentimentos mais profundos, e que determina o ritmo, não apenas da batida do músculo, mas o ritmo de nossas vidas. 

A alegria (não confunda com felicidade), trabalha em grande maioria de vezes, com tudo que é externo e físico, mas a tristeza também em grande maioria de vezes trabalha com tudo que é interno e metafísico. Diante da alegria somos dominados pela emoção e o êxtase, já diante da tristeza, se é dominado pela razão, pensamento, e o principal pra mim, a Metanóia (mudança de mente). Para o coração, a tristeza é melhor, por causa das mudanças profundas que podem acontecer.

Vejamos, a tristeza é bom para o coração, porque é um sentimento passageiro, assim como a alegria, mas age diante de uma direção saudável e importante, pois ajuda na elaboração das perdas ou dos sofrimentos ocasionais, permitindo uma reorganização interna, cura interior, necessária para a superação da situação enfrentada. Seja por qual motivo, a tristeza faz com que a pessoa se sinta profundamente dependente. Sensível a uma auto-análise. Isso é responsabilidade a si. A independência, às vezes desperta uma tendência a ser leviano com si.
No meu trabalho, estou resolvendo o problema de uma empresa cliente, onde no inicio pensávamos que teríamos apenas alguns desafios fiscais para serem levantados e resolvidos. Mas partir do momento que fomos nos aprofundando nos negócios da empresa, na sua história, origem do problema, e se relacionando, estou diante de desafios multiplicados. Esse é o efeito da tristeza, no âmbito positivo, ela gera relacionamento com o problema. É sabido pessoal, que não há cura sem relacionamento.
Mas é obvio que leviano também eu seria se não despertasse para o grande perigo da tristeza, que é quando, muito prolongada, sem motivos concretos, pode ocasionar depressão. A tristeza não pode influenciar no funcionamento normal do cotidiano de uma pessoa. Ela não pode deixar de ser aquilo a qual ela existe, uma parada necessária para reflexão.
Quanto ao rosto triste, demonstra o momento dessa reclusão, desse confronto e conflito, um momento de crise. E eu sempre digo que possuir uma crise é muito bom, pois crise significa: “critica”. Não viver em crise, mas possuir crises e resolve-las, faz parte da humanidade. E falando em criticar, percebo que criticar os outros, cá entre nós, é muito fácil. Fazemos de forma natural e com uma habilidade impressionante. Mas duro mesmo é criticar-se a si próprio. É ser mais profundo (palavra mais do que redundante neste texto. Mas não tenho outra) que Davi que pediu pra Deus ver se havia algo dentro dele que não era bom, mas chegar diante do espelho (aquele que só fala a verdade), e dizer: “... Vê se há em mim algum caminho mal...” Porém não existe nada mais necessário do que isso. Se outro erra geralmente já pensamos na condenação, mas se somos nós certamente sempre merecemos o perdão.
Diante de um rosto alegre, no entanto, geralmente, temos a falsa impressão que a vida não requer desafios, que nenhuma mudança precisa ser gerada, e principalmente que na companhia dela, nada poderá nos atingir. Geralmente!... O perigo da inatingibilidade é terrível. Somos atingidos quando adotamo-la.
O curioso é que o texto de Provérbios não contradiz em momento algum o texto de Eclesiastes, mas ao contrário, completa. O coração precisa ser alegre, e não dolorido. Ora, o coração alegre é o coração sem peso, sem pecado, sem condenação, puro, santo, amável, um coração transformado. Mesmo que a tristeza tenha atingido o rosto por vários momentos da vida, ela provocou alegria no coração diante das mudanças que tais reflexões e auto-análises provocaram. Um coração pedra sem mudança para o de carne, fica dolorido e não sobrevive a esses dias. É preciso renovar o coração.
Nisso o rosto não fica com apenas um sorriso. Quantas pessoas sorriem, mas o coração esta cheio de dor, de mágoa, aflição, ódio, repúdio. Essa pessoa usa o sorriso. Às vezes é até mesmo abusado de tão usado. O sorriso se torna o alvo, e não um resultado. Superficial se estabelece. Mas, o rosto fica belo, formoso diante de um coração transformado. O sorriso não pode ser um Cosmético, uma maquiagem, mas deve de fato, ser resultado da mais real felicidade que somente Deus pode provocar. A paz que não se entende, que excede todo entendimento no coração e na alma.
O que passo pra vocês neste texto é que sorriam bastante, sem moderação, mas não desprezem o momento de triste e de perdas, pelo contrário, quando acontece,  valorize! Pois é oportunidade proporcionada por Deus para crescer e sermos  verdadeiramente felizes. Porque? Bom você conhece alguém que conheça mais das necessidades humana do que o próprio Deus?  Sejamos intensos e profundos, e saíamos da superfície.
Encerro com um trecho lindíssimo da música de Cassiane: “Ta sofrendo louve, ta chorando louve, não importa louve, seu louvor invade os céus...”.

Viva a alegria! Viva a tristeza!